Revelar craques e o que vem a seguir?

Amigos santistas,

Apesar de ser um tema bastante polêmico, gostaríamos de propor uma reflexão sobre a relação que o Santos estabelece com suas joias.

Vejamos o caso do Neymar.

Assim que o Brasil e o mundo começaram a se encantar com o talento do Neymar, o Santos começou a ser bombardeado com boatos e especulações sobre a saída do jogador.

Nesse momento, entrou em cena a diretoria do Santos. Contra todos os prognósticos, eles criaram um brilhante plano de carreira que possibilitou a permanência do jogador em plagas brasileiras.

Esse acordo foi tão inteligente, que o Santos pagava aproximadamente 10% da remuneração do jogador (R$ 150 mil mensais) e os 90% restantes eram pagos por patrocinadores.

Mas como dizia a minha saudosa avó: “o remédio em doses elevadas se torna veneno”, eis que a diretoria do Santos não se contentou e começou a forçar a permanência do jogador no Brasil.

Aí a coisa desandou.

Vejam vocês amigos santistas, que nem mesmo o time catalão conseguiu segurar o Neymar.

De repente chegou um bilionário (dono do PSG) e levou o jogador a contragosto dos catalães.

A diferença foi que esse bilionário deixou quase R$ 1 bilhão nos cofres catalães a título de multa rescisória.

No caso do Santos, na tentativa de rentabilizar um negócio comprometido e fragilizado no ponto de vista do clube, os dirigentes inovaram e entre outras coisas, inventaram o tal amistoso que expôs o Santos a uma mancha em sua rica história.

Portanto meus amigos, o Santos precisa aprender a se preparar para continuar revelando bons jogadores e também a administrar com eficiência, o curto período de permanência do jogador no Brasil.

Infelizmente ainda não vivemos em uma realidade que possibilite a um jogador promissor a permanecer no Brasil por muitas temporadas.

E outra. Até que ponto compensa manter um craque cercado de jogadores medianos e alguns bem fracos, quando podemos montar um time equilibrado e campeão com bons jogadores em todas as posições, mesmo sem um “fora de série”?

Já tivemos exemplos nesse sentido.

E você. O que pensa sobre tudo isso?

* Colaborou: Ian Rocha

 

Siga o Blog Soul Santista!

Site:  https://soulsantista.wordpress.com

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Facebook:

https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/1797397480569870/requests/

Ajude o seu time do coração, seja sócio do SFC:

https://sociorei.com.br/adesao

26 comentários em “Revelar craques e o que vem a seguir?

  1. Enquanto não se equacionar o aspecto financeiro, não temos outra alternativa a não ser essa de formar atletas para as equipes europeias, essa é a nossa triste realidade, e como os administradores do nosso amado SANTÃO tem judiado do clube nesse sentido, acredito que vamos demorar ainda muiiiiito para conseguir forma e usufruir desses atletas, se não vejamos só das duas administração odilio/mr tem uma divida de mais de 80 milhões relativo a contratações mal feitas, em que de um universos de contratações que fizeram o aproveitamento foi somente do bruno Henrique, porque o resto, é resto mesmo.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Wagner Garcia boa noite, e o que é pior esses caras que se candidatam e (vencem), as eleições do clube se tornam presidente e dono do clube! É dono porque, os caras destroem o caixa da instituição e não acontece nada! Penso eu faz mais de 05 (cinco), anos que não vou à Santos (cidade), mas esses ex-presidente do clube, devem se encontrar em algum bar ou restaurante aí da baixada, para uma confraternização entre eles, ex-presidentes e devem rir da cara dos mais de 14.000.000 (milhões de santistas do mundo inteiro), dados esses segundo o saudoso presidente Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro, que DEUS, o tenha o ex-presidente santista Bossa Nova, com ele o SANTOS FC, era visto pela mídia! E a torcida cantava é Campeãoooooooooo! Saudades parece que foi ontem!!!!!

      Curtir

    2. Oportunidades não faltaram para equacionar essas dívidas, mas ocorreu ao contrário, afundaram o Santos financeira e tecnicamente, agora temos q recuperar o q foi perdido as duras penas, q não voltem mais esses abutres q aterrorizam o Santos.

      Curtir

  2. Minha insatisfação com a atual administração se refere ao fato de que nosso time joga num 4-1-0-3, não temos meio campistas de qualidade, eu e outro Santista já sugerimos nomes, que são de qualidade e baixo custo, mas não se lê sobre movimentação nenhuma no sentido de solucionar essa deficiência no elenco, só especulam Diego, Ganso, etc…como sempre, dizem que em junho ou depois da copa teremos novidades, mas até lá quantos pontos não teremos perdido por essa deficiência?

    Curtido por 1 pessoa

  3. falando sobre um de nossos jovens jogadores o Diogo Vitor, li que o Santos pretende interna-lo no CT ou na Vila Belmiro.nao acreditei se o clube vai dar o apoio necessário o correto é uma clinica especializada.Soube que apos a demissao da psicologa nao foi contratado outro profissional e que uma assistente social está trabalhando com os jovens.isso é economia barata.

    Curtido por 3 pessoas

    1. Bom dia Alice, e excelente domingo à todos, penso que esse presidente personifica o pensamento de pobreza explícita, com alguma atitudes de sua administração! Pode escrever o cara arruma as finanças do clube, mas se o clube não avançar em patrimônio e títulos (nacionais e libertas), não vai adiantar nada esse
      sacrifício dessa gestão! A torcida do SANTOS FC, quer gritar é campeão!!!!!

      Curtido por 1 pessoa

    2. Boa tarde! Bem observado. Boas intenções, por si só, não garantem o êxito de iniciativas desse tipo. De fato, o local não é adequado. Até mesmo porquê comprometerá o resultado da terapêutica indicada em casos desse tipo. O contato com os demais colegas de elenco pode não vir a ser tão salutar quanto o desejado. Diz o provérbio que o diabo matou sua mãe com o cano da bota velha…

      Curtido por 2 pessoas

  4. Prezado Ian,

    A pergunta deixada ao final do texto talvez seja uma das mais difíceis de responder, pois como sabemos a legislação atual instituiu a figura da multa rescisória para acabar com o “regime de escravidão” a que os jogadores de futebol profissional eram submetidos.

    Porém, o simples pagamento da multa rescisória de um clube ao outro não obriga ao jogador transferir-se, pois é fundamental a manifestação da vontade do jogador (ou de seus representantes legais enquanto menor de idade, independente do prazo contratual que ainda tenha por cumprir, ou da vontade do clube em que está vinculado ou do clube que o está contratando) para que o negócio se concretize.

    E como conseguir fazer o liame que aufira ao clube formador um maior retorno financeiro pelo investimento feito ao longo dos anos, além daqueles já previstos na legislação?

    Essa é a pergunta que não quer calar e que até o momento ninguém tem a resposta, pois se a tivesse seria o maior e melhor dirigente do maior clube formador dos melhores pés de obra para o atual cenário do futebol mundial, o Santos F.C.

    Saudações Alvinegras!!!

    P.S. – Ouso discordar do comentário proferido por Tana Blaze. A maior e melhor alteração estatutária não está na forma de escolher o presidente do Conselho Gestor, mas em prever a ele e aos demais participantes desse Conselho a oportunidade de responder com o próprio patrimônio por má gestão devidamente comprovada. Se tal alteração acontecesse, pelo processo de Seleção Natural previsto por Darwin muitos aproveitadores deixariam suas ideias engavetadas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. pode ser o instinto feminino falando mais alto mas essa noticia do Rodrygo aparece no mesmo dia do resultado da auditoria dizendo que a divida do Santos é de 400 milhoes e que o Santos está a beira da falencia!!!!!. nao será um primeiro passo para a venda do menino?

    Curtido por 2 pessoas

  6. Ian Rocha, não tem que comentar nada de seu post, você diz tudo que o santista de verdade pensa!
    Tô achando que você tá fazendo algum mestrado ou doutorado em jornalismo, como é ótimo ler suas postagem
    Ian Rocha, mostra o auto nível deste blog, e logo em seguida vem o comentário do Tana Blaze, que é outra pintura, outra obra para se praticar à leitura>>>

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amigo Ércio,

      Obrigado pelas palavras.

      Aprendi e aprendo muito através do convívio com ilustres Santistas através de blogs e da Internet em geral.

      A cada dia, um aprendizado e uma nova lição. Tudo em prol do nosso querido Santos FC, sem nada querer em troca.

      Abraços e obrigado por fazer parte do blog Soul Santista.

      Curtido por 1 pessoa

  7. só existe um cenário que me satisfaria e me traria esperança de um futuro melhor envolvendo a venda do Rodrygo ou qualquer outro jogador da base :

    vende o jogador e usa o dinheiro para comprar um terreno visando a construção futura de um estádio / complexo que faça parte de algum plano de expansão da marca.

    qualquer outra coisa para mim seria negativa, irrelevante.

    manter o jogador rodeado de citadines não possibilitará conquistas como foi muito bem observado no texto e nada indica que o Santos de uma hora para outra saira da posição de coadjuvante que se encontra há pelo menos 5 anos nesse sentido (contratações).

    vende-lo barato significa ter pouco dinheiro para ser desperdiçado pelos nossos brilhantes e visionários “gestores” (o atual disse na espn que considera um estádio para 15 mil pessoas ideal para o Santos FC).

    vende-lo caro significa ter bastante dinheiro para ser desperdiçado pelos nossos brilhantes e visionários “gestores” (o atual disse na espn que considera um estádio para 15 mil pessoas ideal para o Santos FC).

    enfim, Rodrygo tem bastante potencial, já é o melhor jogador tecnicamente falando do time, temos 2 mata matas pela frente, torcer para embalar em algum e tentar tirar alguma coisa dele antes que precise ser vendido para pagar alguma conta de luz, de agua, de salário, etc , afinal time que se conforma com vila belmiro não pode almejar nada muito além disso.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Perfeito Antonio,

      As vendas do Giovani e Robinho se transformaram em investimentos em estrutura e patrimônio que até hoje servem ao Santos.

      Nossos gestores precisam olhar para os horizontes do amanhã.

      Abraço.

      Curtir

  8. O ESTATUTO E AS ELEIÇÕES

    Não aprendi ainda como dar likes neste blog, fico recebendo alguns, sem saber como dar os meus.

    Desculpe Ian por não comentar o tema do seu bom post, fugindo um pouco do assunto em pauta, para reagir de forma retardada a um comentário do Reginaldo.

    Reginaldo, gostei que você no dia 23 de abril mencionou reformas do Estatuto. De fato, o Santos tem sido enfraquecido a cada vez que uma nova presidência apoiada por um novo CD demite todos e derruba tudo, salvo o que estiver fixado no Estatuto. A sua proposta de um CD defasado com a presidência seria uma das formas de atenuar este risco.

    Mas neste momento gostaria de me restringir apenas à necessidade imediata de alterações estatutárias para o saneamento do descalabro eleitoral, para que tenhamos presidentes não apenas legalmente eleitos, mas também legitimados, o que na minha opinião não foi o caso do Modesto e do Peres.

    1-MELHORIAS PARA AS ELEIÇÕES

    Modesto e Peres foram eleitos respectivamente com 26% e 33% dos votos, não sendo em consequência representantes de qualquer maioria, além do mais é possível que nestes casos as rejeições aos presidentes eleitos sejam superiores aos votos recebidos.

    Já nos primeiros dias de mandato o fantasma da ilegitimidade da última eleição assombrou com conselheiros membros da chapa Rueda, hoje integrante da administração Peres, terem participado do pedido de impeachment.

    Enquanto permanecer a forma societária atual do clube, serão necessárias melhorias para o processo eleitoral.

    Primeiro, para garantir a REPRESENTATIVIDADE MAJORITÁRIA nas eleições será necessário implantar um SEGUNDO TURNO, que por sua vez seria facilmente praticável se existisse o voto eletrônico, que serviria também como voto à distância.

    Segundo, mesmo se tivesse havido um segundo turno, a eleição não teria REPRESENTATIVIDADE GEOGRÁFICA, por não haver urnas presenciais em todas a cidades do Brasil tampouco, como alternativa simplória, o VOTO À DISTÂNCIA, restando assim privilegiados os poucos torcedores que habitam nas proximidades dos locais de urnas presenciais. Embora esta ilegitimidade afete a maioria dos clubes, no Santos é mais aguda, devido à defasagem geográfica entre a concentração de sócios e a da torcida.

    Um terceiro ponto necessário será diluir risco de um “take over” através de ASSOCIAÇÕES CONTRATADAS PARA FINS ELEITORAIS, tendo havido denúncias neste sentido nas últimas eleições. Para coibir estes riscos seria talvez conveniente implantar elementos semelhantes aos do Código Eleitoral Brasileiro, implementar a sugestão do Modesto para que pudesse votar apenas quem é associado há mais de dois anos, o que também poderia reduzir a volatilidade do número de sócios adimplentes.

    Um quarto ponto seria diminuir o risco de MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS com intenção de mobilizar VOTOS ÚTEIS. Embora não exista prova, não se pode excluir que nas últimas eleições tenha havido manipulação de pesquisa eleitoral, como ilustrado no ponto abaixo. Um pleito em DOIS TURNOS diminuiria por si só já no primeiro turno a risco potencial deste tipo de manipulação e o excluiria totalmente no segundo.

    Então a introdução do voto eletrônico permitiria matar ou reduzir o risco de três dos quatro pontos mencionados.

    2- COMO A PESQUISA PUBLICADA PELA GLOBO ESPORTE PODE TER MOBILIZADO O VOTO ÚTIL

    A Globo Esporte publicou pesquisa um dia antes das eleições em 8/12/2017 “Eleição no Santos: pesquisa mostra Modesto e Peres em empate técnico” , que pode ter trazido muitos votos úteis ao Peres.

    Em relação ao resultado eleitoral do dia seguinte, esta pesquisa acertou em cheio as intenções de votos ao Modesto, e ao Nabil, com desvios inferiores a 2% (27,5-29,3%) e 1% (8,1-8,7%), mas errou na avaliação do Peres, que colocado com 7% abaixo do resultado que obteria no dia seguinte (25,6-32,7%), saiu na pesquisa com 1,9% abaixo do Modesto. Finalmente a pesquisa levantou um prognóstico absurdo para o Rueda, que ficou 13% abaixo do resultado que de fato obteve 24 horas depois (16,4-29,3%), ou até mais do que isso, se considerássemos que tenha perdido votos úteis devido à pesquisa.

    Na véspera do dia das eleições qualquer leitura desta pesquisa por sócios que tivessem como objetivo primordial evitar uma vitória do Modesto, só poderia ter sido uma única, a da necessidade do voto útil. Precisamente que faltaria apenas a ninharia de 1,9% de votos ao Peres para bater o Modesto, enquanto que as intenções de voto ao Rueda seriam tão inexpressivas que não lhe possibilitariam sequer chegar ao CD, qualquer voto ao Rueda seria voto perdido.

    O resultado do pleito 24 horas após mostrou que a realidade era completamente diferente e que teriam bastado apenas 96 votos úteis de eleitores, que originalmente tivessem preferido o Rueda, migrarem ao Peres, para dar a vitória ao atual presidente (Rueda 1661+96 = 1757, Peres 1851-96=1755).

    A configuração dos valores da pesquisa chega perto do ótimo para mobilizar votos úteis. O Peres que no dia 8 de dezembro deve ter estado acima do Modesto, saiu abaixo. O Rueda que no dia 8 deve no mínimo ter estado empatado com o Peres, foi prognosticado abaixo dos 20% necessários para compor o CD. Pode ter sido erro de pesquisa, mas diante desta incrível configuração qualquer manipulação não pode ser excluída. Mas como não há provas, vai ficar assim.

    Notoriamente pesquisas com configurações semelhantes haviam sido publicadas pouco antes das reuniões para a união de chapas opositoras, sendo que também nestes casos inexistem provas de manipulação.

    Caso Rueda, que teria sido o grande prejudicado no caso de manipulação de pesquisa eleitoral, achar que tudo isto seja especulação sem importância e a disposição dele de ter já antes das eleições topado integrar a chapa do Peres, são fatos completamente irrelevantes para definir a validade das eleições, porque lesados foram os eleitores, notadamente os sócios da grande maioria dos grupos que apoiavam o Rueda, mas que foram contra a união com o Peres. O Rueda não interessa mais a ninguém.

    3-O PROVÁVEL ENTRAVE PELAS PRESIDÊNCIAS DO CLUBE E DA MESA DO CD À REFORMAS DO ESTATUTO

    Uma proposição de mudança do Estatuto seria também um teste para as verdadeiras intenções da presidência, porque seu atual titular, que no período de 2015-2017 foi líder da oposição, tendo com o Fernando Silva uma maioria no CD, nada empreendeu no sentido melhorar o Estatuto, nem mesmo fixar o voto a distância para as eleições de 2017, para o qual teria bastado uma simples maioria no CD, pois o Estatuto já o autorizava.

    Muito menos ele e o Modesto movimentaram algo para acabar com o Comitê de Gestão e implantar um Conselho de Administração, o que ambos haviam prometido em suas campanhas de 2014.

    Hoje o Peres com uma auditoria “soft” para um período histórico “encurtado”, com nenhuma menção para um estádio perto da grande torcida em São Paulo, querendo antes derrubar e reconstruir a Vila, nenhuma iniciativa para o voto à distância e proximidade da DIS, demonstra mais uma vez que não contraria o Marcelo Teixeira nas grandes linhas, como a do “Santos é de Santos”.

    Mesmo porque foi empregado pelo Marcelo Teixeira por 13 anos contínuos, no Santos de 2004 a 2009, no G4 Aliança Paulista por inciativa do MT de 2010 a 2016 e quando o G4 fechou as portas, sem salário, foi salvo novamente pelo MT que articulou seu novo emprego no Santos de 2016 a 2017.

    Por isto Reginaldo, estou cético quanto à possibilidade de uma reforma do Estatuto brotar e ser aprovada no Conselho Deliberativo durante esta gestão.

    Mas se vier, seria uma grata surpresa.

    PS
    O Grêmio e o Internacional praticam o voto eletrônico à distância há anos e figuram entre os quatro clubes brasileiros com maior número de sócios. A possibilidade prática de votar, fomenta associações.

    Curtido por 3 pessoas

  9. O staff do Rodrygo tem de ser inteligente também, o tempo ideal de permanência aqui no Brasil, para o jogador se tornar uma estrela e sair no tempo certo é de 3 temporadas. Não irá sair tão novo e já estará num patamar bem acima dos jogadores daqui, o Phillipe Coutinho saiu bem novo e teve de rodar bastante até se firmar em um clube de ponta. E sem falar que ele não chega nem perto no nível do Neymar, o vínicius do menguinho provavelmente vai tomar o mesmo caminho pois sairá bem cedo.

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário