Em casa que falta pão…

 

Sai gestão entra gestão e a ladainha é a mesma. Um culpa o outro e o outro, por sua vez, culpa o um. E assim vamos… Na verdade, à parte dúvidas sobre a forma de gerir e a dúvida quanto à lisura desse ou daquele, ninguém consegue explicar razoavelmente como o clube que mais faturou com a cessão de direitos federativos de atletas – a maioria deles de atletas super valorizados – entre os clubes brasileiros, está na situação que se encontra atualmente. Não sei os números exatos, mas suponho que a dívida atual seja igual ou menor que o resultado operacional obtido nessas transações. Portanto, sem entrar no mérito ou fazer juízo de valor sobre os responsáveis pelas gestões onde isso ocorreu, a verdade que não quer calar é uma só: nunca vivenciamos um período tão absurdamente inexplicável em toda a existência da entidade. Porquê, se na época das vacas magras não havia recurso, o contrário vem ocorrendo de 2002 até os dias atuais. Conclusão: sem dourar a pílula, nome que se dá a isso é um só, incompetência. A despeito de visões e preferências políticas temos que vestir a carapuça e  aceitar definitivamente que por negligência fechamos os olhos para decisões equivocadas, permitimos, por omissão, que arremedos de visionários tomassem o clube por sua propriedade e fizessem dele gato e sapato. Assim, enquanto não fizermos o mea culpa, e aceitarmos humildemente que erramos ao assistir a tudo isso passivamente, o clube não sairá da situação em que se encontra. Atualmente, estamos diante da oportunidade de passar o clube à limpo, antes de prepara-lo para um salto à modernidade, com o advento do clube/empresa. Eis que surge mais uma oportunidade de separar o joio do trigo. Desta vez estará em jogo o futuro da agremiação. Qual será nossa escolha, sair da condição de clube pobre e carente de recursos e transforma-lo numa grande e bem sucedida empresa, ou remediar, nos contentando com a condição de pequena empresa, cujo futuro sempre estará na dependência do que sobrar das maiores? Se colocarmos o perdão à frente da razão, ao aceitar passivamente que os mesmos de sempre decidam por nós, não sairemos do mesmo lugar.

Alea jacta est.

* Colaborou: Reginaldo Perna

 

Siga o Blog Soul Santista!

Site:  https://soulsantista.wordpress.com

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/1797397480569870/requests/

Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://sociorei.com.br/adesao

 

Parceiros do Blog Soul Santista:

Resenha Show dos Esportes (BA)

http://www.resenhashowdosesportes.com/

20 comentários em “Em casa que falta pão…

  1. Me desculpem amigos santistas, mas a coisa é mais séria que se parece! Revista Época, coluna EEC (época esporte clube), assina a coluna o jornalista Rodrigo Capelo!
    As Finanças do SANTOS FC;
    EM BUSCA DE CREDIBILIDADE EM MEIO A ACORDOS NEBULOSOS.
    Enquanto atrasava impostos e arriscava acordo com o governo, MODESTO ROMA JÚNIOR, confessou dívidas com empresas que a auditoria externa não conseguiu validar!!!!
    Cadê o presidente do Conselho Deliberativo do Clube, cadê os nobres conselheiros, eleitos, natos e cardeiais!
    Será que no meio dos sócios tem Advogados, entendidos na matéria, o estatuto do clube não permite que sócios
    busquem explicações desses atos, e até a Justiça Comum ou seja o Judiciário!!! E os 14.000.000 (Quatorze milhões de santistas no Mundo), como fica!!! O negócio está tomando uma dimensão enorme!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pessoal boa noite, eu queria fazer uma pergunta, os torcedores das “torcidas organizadas do Santos” de hoje alguém sabe me dizer se existe, e se existe tem sangue nas veias, porque no meu tempo, era tanta organizada que tinha até uma associação, a ATOS (associação das torcidas organizadas do Santos FC), o porque da pergunta, é para cobrar essa gente que dirige o clube! Li em um site aí, que este é o pior começo de temporada do clube desde 1957, quando estreio o seu PEPE, eu não tinha nem nascido. Parece que acabou as torcidas organizadas, pra fazer pressão à essa gente!!!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Belo texto, Perna. Concordo com o que foi dito. Infelizmente nosso time segue à risca a cartilha do rebaixamento. Estamos caminhando para um futuro medonho. Quero muito estar errado. Que os deuses do futebol nos protejam mais esse ano! Um abraço.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Lucas, grato pelo comentário. Seja bem vindo! Pode até parecer piegas, mas, tanto eu quanto certamente muitos santistas, torcem para estarmos errado quando vislumbramos o futuro do clube. Parece incrível como nada muda quanto à perspectiva de sua recuperação. Tudo se parece a cada dia mais confuso e sem lógica. Nós aqui comungamos do mesmo objetivo e, quanto a isso, temos um pensamento em comum, tentar encontrar dentro de nossas limitações um caminho que leve o clube a ser grande, enquanto o time que o foi um dia não é mais aquele que nos empolgava tanto. Nada de muito rebuscado e sim coisas práticas. Recentemente, o colega Fabiano lançou a ideia de se criar um projeto em comum com a AA Portuguesa de Desportos. Logo abaixo, você encontrará matéria sobre a questão. Porém, tudo que tentamos parece não sensibilizar o coletivo e sim atrair alguns parasitas de ocasião, muito mais preocupados em resolver seus próprios problemas do que em ajudar a viabiliza-lo. Essa é a razão de eu ter chamado de mea culpa coletivo, apesar do contrassenso, a dispersão do torcedor santista. Porquê, se não aprendermos a escolher melhor os dirigentes do clube, e virarmos as costas para tudo de ruim que tem acontecido, de fato, corremos o sério de risco de cair no anonimato do futebol. Forte abraço. Aparece quando quiser. As postas sempre estarão abertas para todo aquele que desejar contribuir para que, no futuro, aconteça o inverso.

      Curtido por 3 pessoas

  4. Perna, você foi a fundo e conclusivo, incompetência isso mesmo à verdade que futebol não é para amadores e Pé rapado! Futebol é acima de tudo Business, é pra quem entende de negócios! Todos esses presidentes que passaram pelo SANTOS FC, excetuando-se o saudoso Laor (com suas virtudes e defeitos), era o mais próximo do mundo dos negócios (Business), o resto incluindo esse atual todos fracos. Eu não vivo o SANTOS dia a dia,
    como está suas finanças, mas nunca vi um semestre tão ruim quanto este, é estamos no dia 21.05.18 mês que
    vem, é junho e aí será meio do ano! Não vou me esticar Perna, aí no seu texto já tem respostas pra tudo isso e
    a salvação do futebol brasileiro! Parabéns

    Curtido por 3 pessoas

    1. Laor não entendia nada de bussines, ele deu o maior prejuízo da história do Santos, ao diminuir o tempo de contrato do Neymar e ao mesmo tempo assinar uma carta liberando o pai dele a negociar antes do fim do contrato.

      Curtido por 2 pessoas

      1. Desculpa-me colega, procura saber quem foi Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro, nos meios financeiros e gestão de negócios, aí de São Paulo!!!!

        Curtir

        1. Ercio boa tarde. acho que o Jorge tem razão. o Laor foi um produto da midia que teve a sorte de ter Neymar. o JV também é um produto do SportTV só que ele não tem ninguém.

          Curtido por 3 pessoas

          1. O Laor, antes de ser perfeito foi o presidente que conseguiu parceiras, para segurar o Neymala e outros bons jogadores, da época. Sem falar que durante um bom período o SANTOS FC, foi o centro do futebol brasileiro, conquistando até nossa terceira libertadores, e aumentando u muito auto-estima do torcedor santista, houve erros mas lembro-me que a mídia forçou a saída do Neymala! Penso que se ele Laor não tivesse ficado doente (depois viria a falecer), e completado sua gestão estaríamos em outro patamar hoje! Na minha opinião o maior culpado desse rolo do Neymala, foi o pai dele o Neymala
            pai, que queria porque queria vazar fora do Brasil!!!! Mas ainda está para surgir um presidente da altura do Gigantismo do SANTOS FC!!!!! Só para se ter uma ideia, esses caras não sabem nem o tamanho da torcida do Peixe!!! Obs.: Mas o debate de ideias desse Blog é, 10(DEZ).

            Curtido por 1 pessoa

        2. Com todo respeito à carreira dele nos meios financeiros e gestão de negócios , mas , foi , disparado , o mais boquirroto dos presidentes e caiu como um iniciante na conversa mole e perversa dos dois pilantras , pai e filho , e , com isso , nos fez passar uma das maiores vergonhas de nossa gloriosa história.

          Curtido por 1 pessoa

    2. Grato pelo comentário! De fato, quando me refiro a incompetência, estou propondo o mea culpa do coletivo, posto que somos nós, associados, os maiores responsáveis por permitir que isso ocorra. Quando nos inebriamos com o ‘canto da sereia’, por sinal, tema de nossa matéria anterior, cuja melodia modorrenta é usada como cortina de fumaça para esconder a real intenção desse pessoal. Olhando por esse prisma, cabe somente à nos a responsabilidade de ir à fundo na análise dos eventuais futuros candidatos. Você mesmo não se cansa de pontuar sobre a nada surpreendente diferença entre o discurso fácil do atual gestor, quando em campanha, e a realidade do cotidiano, onde o fatídico ‘não é bem assim’ é usado como escudo protetor das críticas bem fundamentadas direcionadas à ele. Forte abraço!

      Curtido por 2 pessoas

  5. Perna. Excelente texto!

    Enquanto todos reclamam e ninguém tem razão, o Santos sofre.

    Nós temos jogadores que estão abaixo da crítica.

    O Vecchio parece uma mistura de Patito Rodriguez e Petkovic. O Vitor Bueno dá a impressão de que está desmotivado. O Jean Mota alterna maus momentos com péssimos momentos.

    O único jogador que merece elogios no nosso meio de campo (Alisson), ao que parece, poderá ficar um tempo afastado.

    Será que não há nenhum jogador nos times do interior e nos confins desse País que não mereceria um contratinho de 3 meses de experiência?

    Enquanto isso vejo que nem a torcida consegue se entender. É uma mistura de ofensas, ironias e insinuações.

    Uma hora a gente fica meio cansado de tudo isso.

    Curtido por 3 pessoas

    1. Sem dúvida. Aliás, em resposta ao nosso amigo Ércio, logo acima, ressaltei aquilo que você, brilhantemente, havia citado na matéria anterior. De fato, após tanto anos sendo enganados pelo mesmo discurso, passou da hora de o associado ir mais à fundo, não somente na qualidade do discurso mas, principalmente, procurando saber quem é seu autor e o que está por trás de sua candidatura. Lembra-se do voto útil? Pois é. Estamos assistindo ao vivo o resultado disso. Abração!

      Curtido por 2 pessoas

  6. Reginaldo e amigos bom dia. não sei como está a legislação no senado sobre clube empresa me parece parado portanto acho que foi mais um lance de cena do que outra coisa. como disse em outro comentario nao entendo nada sobre clube S/A fico preocupada em aparecer uma nova TEISA que também tinha esses maiores PIBs do Brasil como dizia o Laor mas assim que Neymar foi vendido sumiu e ninguém mais apareceu. não sei quem são os diretores administrativos/financeiros do Santos mas será que tá tão dificil assim de administrar?o Vasco teve essa confusão toda o Fluminense vice-presidentes pediram demissão mas os times aos poucos estão se acertando. o que será que o Santos tem que não consegue. será que pensaram que por administrar blog e ONG seria fácil administratar um gigante como o Santos?Li em uma entrevista do Peres que ele sente muita a falta das opiniões do Lica que tem um “faro” enorme para talentos não temos outros olheiros o que faz o William Machado?agora estou ficando preocupada.boa semana a todos

    Curtido por 3 pessoas

    1. Alice, grato pelo comentário. Confesso que também não sei a quantas anda no Senado essa importante questão. Pelo visto, não será algo fácil de ser conduzido e resolvido. Acho, inclusive, que, assim como a lei Pelé, que, anteriormente, havia sido lei Zico, além das questões legais, há um conteúdo de interesses políticos envolvidos de difícil digestão. A ocasião, como sabemos, não é tão propícia quanto as oportunidades daí advindas das velhas raposas tentarem faturar politicamente em cima disso. Há também a necessidade de se promover uma completa revisão estatutária dos prováveis clubes candidatos. Mais outra tarefa de árdua conclusão; nesse ambiente também o que impera, acima dos interesses da entidade, é o interesse das velhas raposas da política intra clubes. Sobre a relação entre Peres e Lica nada tenho a dizer. Sobre a questão do faro para prospectar talentos, acho que está mais relacionado a prática de tentativa de acerto e erro e, tanto quanto ocorre em outras atividades, os interessados focam apenas na quantidade de acertos, -quando o objetivo é a qualificação curricular – deixando de lado a quantidade de erros, pelo mesmo motivo. Nesse contexto, acho que há outros Licas por aí igualmente capacitados.

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário